terça-feira, 2 de outubro de 2012

TERRITÓRIO


Nas margens do Rio Febros
Findou o Verão, começou naturalmente o Outono. Se o Verão é sinónimo de bom tempo, calor e grande seca, já no Outono dá-se inicio á queda das folhas, ás primeiras chuvas e algum vento, sinais que se aproxima a passos largos o INVERNO.
Este intróito, PORQUÊ ? Perguntarão vocês e com razão. 
O “KusKas” andou a fazer recolha de “material” para publicações futuras, percorremos alguns caminhos que nos levaram a locais pouco vistos, sítios de Avintes menos falados e “badalados” , lugares QUASE  abandonados , longe dos locais de decisão, diríamos mesmo Avintes mais profunda.
Sempre dissemos o “KusKas” também existe para alertar as entidades responsáveis e a  população em geral daquilo que  achamos que está mal, assim como o faremos sempre que hajam motivos para enaltecer.
Este de que vos vamos falar e demonstrar achamos que está mal.
 
 
 
1º.     Não se compreende que o Rio Febros , outrora cheio de vida piscatória, onde se apanhava boas trutas, local onde se banhava a juventude sem qualquer problema de saúde publica, hoje seja um  depositário de lixo em toda a sua linha de água, acreditamos que por muita falta de civismo das populações ribeirinhas ??? (E não só) mas também por incúria de alguém.
2º.    O que fazem as entidades competentes ? Junta de Freguesia, Aguas de Gaia, Policia Marítima ou quem quer que seja que tenha por obrigação de fiscalizar  todo o leito do rio ? Onde estão as organizações ambientalistas de Avintes ? Não seria motivo para sua intervenção ?
3º.    O “KusKas” caminhou e percorreu uma parte das margens do rio, e dos muitos atropelos ao ambiente que viu e registou através desta foto e no papel que lhe compete, chamar á atenção para o que poderá acontecer quando o rio levar um caudal mais forte, com tanto lixo acumulado a agua irá invadir a estrada e quem sabe talvez até algumas casas.
4º.    Permitam-nos fazer esta pergunta; será difícil arranjar uma brigada de operários de uma qualquer entidade, instituição ou de alguém que tenha a obrigação de supervisionar  estas anomalias e limpar este (ou outros) locais com o mesmo tipo de problema.
5º.    Muitos já terão identificado o local, mas para quem não conheça, fica na entrada de agua que fazia tocar a azenha no Lugar do Rio de Azenha (Hoje Rua das Canas)
6º.    Vamos ficar a aguardar os ECOS desta mensagem, sabemos que muitos irão ter os ouvidos “moucos” e outros irão continuar a “assobiar” para o lado como se nada se esteja a passar , Continuaremos a insistir com situações destas e não nos obriguem a dizer “ TENHAM VERGONHA” . Pela nossa Terra iremos dar mais “MARRETADAS”.
 
O “KusKas”
 
Vejam mais em "fotos"
 

Sem comentários:

Enviar um comentário