terça-feira, 3 de julho de 2012

BANDEIRA VERMELHA: (ver mais em fotos)


A Praia que foi o sonho de muitos de nós, fácil acesso para uns (vizinhos)  inacessível na época para muitos jovens de Avintes por falta de transporte  e a perigosidade das suas águas que levavam a que muitos encarregados de educação exercessem grande alerta sobre os seus rebentos de forma a fugirem aos riscos de afogamento.
Local de GRANDES recordações, encontro das juventude de Avintes, Oliveira do Douro e Valbom, grandes namoricos e alguns casamentos que nasceram a partir do AREINHO de AVINTES, entristecida aqui e ali por alguns amigos que por lá ficaram e ainda hoje sentimos o sofrimento e o luto de muitas famílias que por lá perderam os seus parentes.
A nostalgia desse tempo, levou-nos a revisitar os locais de então e não sendo nada de novo, deparamo-nos com uma praia fluvial que já não tem a mesma beleza de outrora, mesmo sabendo que tudo mudou, aqui parece-nos que para pior.
O calor, o inicio da época balnear, as pessoas de menores recursos, os desempregados, as famílias em grandes dificuldades financeiras, enfim todos os potenciais frequentadores da “NOSSA” praia que irá muito provavelmente registar este ano uma maior concentração de pessoas que mereciam da parte do PODER POLITICO  e das autoridades locais um tratamento que trouxesse uma maior comodidade aos frequentadores.
Num concelho que publicita as BANDEIRAS AZUIS atribuídas ás praias marítimas, não devia e se calhar não podia esquecer-se das praias fluviais e muito particularmente a nossa “PRAIA DOS TESOS”.
As estruturas de apoio mais básicas estão por lá (Nesta altura ainda sem funcionar) mas a zona do areal que não oferece grande comodidade, pois em grande parte da sua extensão parece cascalho e terraço, apresenta uma área com mais "erva" a fazer inveja a muitos jardins cá da zona.
A nossa ignorância, obriga-nos a interrogar?
·        A limpeza se foi feita, não deveria ser mais próximo da época de maior utilização ?
·        Se limpar uma vez não chega, porque não tantas quantas forem necessárias ?
      ·        Para quando o bombear areia para um novo AREINHO?
·        Outras estruturas de apoio (Bar) seria difícil de adjudicar a uma ou mais COLECTIVIDADES de Avintes?
·        Ok. Quais os incentivos e apoio que a J.F. atribuía a quem estivesse disposto a montar essas estruturas de apoio ?
·        Animação ás noites de sexta, sábado e todos os dias no mês de Agosto ?
·        Porque não a criação de uma comissão que tivesse por fim a “DAR VIDA Á NOSSA MARGINAL” ?
·        E um protocolo com os bombeiros de forma a que a praia possa ser vigiada?
Muito provavelmente vão sustentar a ideia que a Câmara de Gaia tem um projecto para a reabilitação das zonas ribeirinhas, Consta-se por aí que sim, Quando ? o que vai beneficiar as nossas gerações nos tempos mais próximos (ANOS) ? ser mais velho nesta TERRA é muito difícil e não nos parece que esta requalificação seja feita em tempo útil das nossas vidas, o que até nem seria muito preocupante, mas e os jovens mais “tesos” que ontem ? os desempregados que não têm acesso a uma praia melhor ? os mais idosos ? e a todos os que de uma forma ou outra “AMAM” o areinho COMO NOS VELHOS TEMPOS DE JUVENTUDE ?
Mais uma das muitas coisas que o PODER LOCAL, tem por obrigação (achamos nós) de reivindicar para as suas populações sejam elas mais “vermelhas” “rosa” ou “laranja” , porque o areinho é de todos e para todos e que sendo nosso “PATRIMÓNIO”, deveria oferecer melhores condições a quem o usa.  
NOTA: não é nossa intenção atribuir a estes autarcas a responsabilidade do estado actual, mas simplesmente alertar para o que achamos que deveria ser e não É.

O “KusKas”


Sem comentários:

Enviar um comentário