quarta-feira, 17 de outubro de 2012

RECONHECIMENTO

Questionávamo-nos montes de vezes se havíamos de publicar este artigo, tínhamos pesquisado nos nossos “arquivos” e recolhido “material” junto da família para escrever a biografia de um amigo, companheiro e Avintense a quem quase todos nós de qualquer forma devemos alguma coisa.
Foi enorme a surpresa quando na ultima edição do “ Noticias de Avintes” alguém ( o nosso conterrâneo e amigo Santos) publicou um artigo sobre o nosso “escolhido” Manuel Leite dos Santos, ficamos duplamente satisfeitos, porque e por coincidência mais pessoas confirmavam que era importante referenciar e valorizar Avintenses que se destacaram e continuam a transmitir “valores” enraizados de à muitos anos na população Avintense.
Embora cada vez mais desvalorizado pela população mais nova, éramos e com o suporte numa população mais envelhecida, continuamos a ser um população “bairrista”, “generosa” “solidária” e que tudo faremos para deixar como “herança”  aos nossos “filhos”.
Decidimos publicar no nosso blogue e na nossa página do faceboock porque  achamos que valeria a pena, até porque podemos chegar por esta via a pessoas onde o jornal não chegou e a Avintenses que vivam fora da sua zona de naturalidade.
Se queremos falar de “bairrismo”, “generosidade” e “solidariedade”, entre muitos Avintenses escolhemos falar do Manuel Leite dos Santos, porque na nossa opinião encaixa perfeitamente no perfil que tínhamos definido.
Muitos dos mais novos, dos mais velhos, recordam-se da figura do “Leites” como o homem que ensinou o 1º catecismo, pessoa já nessa época muito activo na J.O.C. (Juventude Operária Católica).
Fez o seu percurso escolar na Escola de Cabanões (Hoje Edifício da Junta Freguesia) onde teria como muitos outros amigos dado inicio á sua carreira desportiva pela mão do seu Professor (Aquiles filho)  no “pinhal do farrapa” onde treinava os seus alunos para os mais variados torneios de futebol e atletismo que se organizavam no campo do F.C. Avintes.
Acabado o ensino primário, o destino era o da maioria dos jovens “trabalhar” e assim deu inicio á sua 1ª actividade profissional que foi de ourives numa das maiores fabricas do distrito do Porto a “ A. Teixeira da Rocha”.
Aos 15 anos o seu amigo José Oliveira “ Zé Trolha” empurrou-o para os Juniores do F.C Avintes, fez parte de uma equipa com o Boaventura, Bino, Pedrosa, Evaristo, Serafim  entre mais gente que acabaram por fazer carreira no futebol o que não aconteceu ao então candidato a guarda – redes, Ainda bem.
Despontava um craque no atletismo Nacional, nosso conterrâneo o José Rocha por quem o “Leites” tinha uma admiração enorme e o empurrou para o “recrutamento” da secção de Atletismo do Futebol Clube do Porto onde fez parte das equipas de Iniciados, juvenis, juniores e seniores, participando em todas as categorias nos campeonatos regionais e nacionais. Daí ao sucesso foi um passo, em representação do F.C. Porto e da selecção do norte participou em provas nacionais e em Vigo, Salamanca e na Corunha, onde individualmente e colectivamente ganhou muitas provas.
1965 levou-o como a muitos jovens da altura a cumprir o serviço militar, assentou praça no C.I.C.A. -1 no Porto, o flagelo que tinha atacado a nossa juventude tocou-lhe á porta e passado alguns meses foi mobilizado para Angola.
Incorporado no “Grupo de Cavalaria nº 1” os “ Dragões de Angola” e depois de instalado, foi convidado a fazer parte do “Ferroviário de Luanda” para fazer parte da sua equipa de atletismo de onde foi chamado pelo seleccionador Pedro Almeida para representar Angola nos 3.000 metros obstáculos durante os jogos Luso – Brasileiros que se disputaram no “Estádio dos Coqueiros”. Por razões militares foi deslocado temporariamente para o “Luso” onde também praticou desporto, regressando a Luanda tempos depois onde regressou ao “Ferroviário” e continuou a sua vida paralela, militar/desportista.
Fechado o ciclo militar, o regresso á vida civil levou-o novamente ao F.C. Porto onde continuou a correr, mas a pensar no futuro desportivo começava a desenhar-se o “TREINADOR”.
Quem é de Avintes a Avintes torna, em 1969 e percebendo as necessidades desportivas locais (Só havia futebol) lançou o desafio ao também nosso conterrâneo e seu amigo Laureano Veludo que fazia parte da secção de Atletismo do F.C.P. como lançador de pesos a criar a secção de atletismo no Futebol Clube de Avintes. Pensada a ideia, havia que arranjar suporte para levar á prática “tamanha” tarefa que não foi muito difícil, pois pessoas como Cipriano Castro, António Teixeira , Fernando Dias, Júlio Martins e alguns outros lá se formou a secção de atletismo do Avintes.

Seguiram-se anos de sucesso desportivo, formaram-se em Avintes pelas mãos do “Leites” e do Laureano campeões regionais e nacionais. Período de grande orgulho para os Avintenses trazido mais uma vez pela mãos de “ Leite dos Santos”que dedicava 3 horas da sua vida diária á secção de atletismo.
Pelo reconhecimento do seu trabalho o Fundo Fomento do Desporto  através da Federação de Atletismo atribuiu um SUBSIDIO MENSAL  que apesar de viver exclusivamente do seu trabalho, Fazia questão de doar á secção de Atletismo tornando-se no seu maior “OBREIRO” e “ FINANCIADOR”.Entretanto foi moldando a sua vida pessoal a outra realidade, mudou de actividade profissional,
ligou-se ás mobilas aproveitando as oportunidades que lhe foram aparecendo, casou e deu-nos duas Avintenses que temos a certeza que souberam “ beber” os princípios que os seus Pais sempre praticaram.
Alguma coisa se escreveu, muitas coisas ficam por escrever, mas pretendemos através deste pequeno gesto homenagear um Avintense que nos orgulha muito e que nos dá razões mais que suficientes de gostarmos muito de Avintes e dos Avintenses.
Esta é a nossa visão, aceitamos todas as outras, fizemos o resumo possível, pedimos desculpa ao “Homenageado” e a outras pessoas que por razões várias não fazem parte desta descrição.
Outras do Amigo Manuel Leite dos Santos:
v Sócio de Mérito do Futebol Clube de Avintes
v Membro:
  •     Comissão das comemorações do “Cinquentenário” do F. C. Avintes
  •     Comissão Executiva das comemorações Avintes 1100 anos
  •     Fundador com o titulo de “Borunário” da Confraria da broa de Avintes
  •      Comissão da Festa da broa
  •    Fundador dos “Amigos da Vila”
  •   Comissão das comemorações do Centenário do Teatro Almeida e Sousa
  •   Assembleia de Freguesia de Avintes, onde chegou a exercer as funções de Secretário.
  •   Centro Social Mário Mendes da Costa 
Desejamos ao Amigo Leites que nos acompanhe com saúde muitos mais anos, que continue a transmitir os exemplos de vida que nos ensinou até aqui e á Família transmitir o orgulho que todos temos pelo seu Esposo e Pai.
 
O "Kuskas"
 
 
 
 
 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário