domingo, 1 de julho de 2012

"MEMÓRIAS"

O Domingos “Regalo”

Realizou-se no passado dia 24 de Junho, dia de S. João a já tradicional regata dos barcos rabelos no rio Douro.
Esta iniciativa levada a efeito pela Confraria do Vinho do Porto teve a participação de 16 barcos rabelos em representação das várias empresas exportadoras de Vinho do Porto.

Perguntarão vocês caros Avintenses o porquê desta referência:
Os barcos rabelos são uma imagem marcante nas recordações das nossas infâncias passadas no areinho de Avintes onde diariamente os víamos passar  rio abaixo, ora rio acima, sempre com as suas velas engalanadas, carregados desse precioso néctar que é o Vinho do Porto.
Tudo isto para recordarmos com saudade que Avintes também pioneira na industria da construção de barcos rabelos e barcaças, e um grande senhor na construtor naval que existiu na chamada Viela da Neta de seu nome Domingos Pereira, mais conhecido por Sr. Domingos “Regalo”.


O referido estaleiro funcionou desde os primórdios do século XX até meados dos anos sessenta do mesmo século.Foram imensos os barcos construídos pelo Sr. Domingos “Regalo”, o qual passou a sua mestria para um dos seus inúmeros filhos de nome Arnaldo, também ele um afamado mestre naval na construção dos “valboeiros” inicialmente em Atães e mais tarde em Melres na outra margem de rio (Gondomar). Muitos dos nossos conterrâneos ainda se lembram da saída dos barcos do estaleiro na Viela da Neta e que eram transportados em cima dum carro puxados por uma junta de bois até ao areinho, local onde se fazia o bota abaixo, e que era sempre presenciado por muitas pessoas e motivo de grande alarido festivaleiro de graúdos e crianças.
Nos dias de hoje já só resta na família uma réplica em miniatura de um barco, feito pelo filho Arnaldo, seguidor da mestria do Sr. Domingos “Regalo”.
Foi talvez um dos últimos artífices que existiram em Avintes na arte da construção naval e que tantos pergaminhos tinham na nossa vila de Avintes. 

“O KusKas”

Sem comentários:

Enviar um comentário