sábado, 14 de julho de 2012

EMPREENDORISMO

No decorrer dos anos 40/50 começou a emergir em Avintes alguma Industria que com o seu desenvolvimento foi criando condições para segurar a população á TERRA.
Passava de uma população eminentemente rural e começavam a desenvolver-se áreas de negócio que iriam criar melhores condições de vida à população em geral.
Desta vez, ainda recorremos aos arquivos pessoais, falaremos da construção em Avintes de autocarros de passageiros.
                      Estava sediada em Avintes  uma das melhores fábricas do País
O empresário Guilherme Soares da Silva liderava uma equipa do melhor que havia nesta área e todos oriundos de Avintes.
Conforme testemunho do jornal “O VOLANTE” datado de 25 de Fevereiro de 1952 que descreve em palavras o que de melhor se fazia em Portugal.

·        “ A industria de construção de carroçarias para veículos de transporte de passageiros tem-se desenvolvido notavelmente no nosso País”
·        “ Nas estradas de Portugal circulam muitos autocarros carroçados por Portugueses e que rivalizam com os carroçados no estrangeiro”
·        “Pode dizer-se mesmo sem favor que neste ramo da industria relacionada com a camionagem não temos receio de confronto com o que se faz lá fora”
·        “ Este  chassis, adquirido pela Empresa de Viação Barraqueiro foi carroçado em AVINTES, (V.N. de Gaia) nas conhecidas oficinas do Sr. Guilherme Soares da Silva , as   mais antigas do País na construção de carroçarias de passageiros”.

Algumas das frases que noticiavam a chegada a Lisboa deste autocarro adquirido pela Empresa BARRAQUEIRO e onde realçava a qualidade da construção e o “luxo”de um autocarro construído a pensar essencialmente em excursões.
Avintes de então e assente no desenvolvimento industrial e social adquirido, foi-se demarcando das “freguesias” envolventes criando as suas estruturas cooperativas que deram origem ás mais variadas Associações, Colectividades e Tertúlias onde as pessoas se juntavam para conviver, conversar e participar no que se deveria fazer pela TERRA  e onde se cruzavam influências que originaram um bairrismo saudável e empreendedor que durante décadas notabilizaram AVINTES e as suas GENTES.
É verdade que a nossa memória não consegue pormenorizar muito mais, mas esperamos que a muitos de vocês vos faça regressar ao passado e ao tempo da vossa “meninice”
Continuaremos a trazer exemplos que testemunhem os feitos dos nossos antecessores com a intenção de ajudar a transmitir aos jovens da nossa terra os pilares do nosso sucesso de então e como forma de respeito pelo nosso passado é passar estes valores á nossa juventude.


“O KusKas”







Sem comentários:

Enviar um comentário